Espera que a maioria dos líderes africanos participe da cúpula Rússia-África a ser realizada em 2023, disse o embaixador russo Oleg Ozerov no fórum internacional 'Rússia-África: o que vem a seguir?'
"Estamos começando a obter respostas positivas. Acho que a maioria dos chefes de estado africanos virá a este fórum", disse ele, "há muitos problemas políticos sérios que precisam ser discutidos e resolvidos para organizar a arquitetura de um novo mundo multipolar”.
Ozerov observou que a cúpula deve se tornar uma etapa qualitativamente nova no desenvolvimento das relações russo-africanas. "A primeira reunião da comissão organizadora já aconteceu. Começamos literalmente num dia destes a trabalhar na organização da cimeira. Vai decorrer sob o mesmo lema de 2019. Acreditamos que é o certo e reflete o estágio de desenvolvimento de hoje. 'Pela Paz, Segurança e Desenvolvimento' é nosso slogan comum, é isso que nossos colegas querem", acrescentou o diplomata.
Paralelamente, frisou, vai decorrer um grande Conselho Empresarial, que vai discutir todo o corpus das relações económicas. "Há muitos problemas não resolvidos aqui. Precisamos criar mecanismos de cooperação que nos permitam desenvolver efetivamente nossos laços econômicos. A tarefa se tornou mais difícil por causa das graves sanções que foram impostas contra a Rússia e atingiram principalmente países africanos, " explicou Ozerov.
A segunda cúpula Rússia-África será realizada em julho de 2023 em São Petersburgo.
FONTE: DG NEWS BRASIL , AJUDE O NOSSO SITE COMPARTILHANDO NOSSOS CONTEÚDOS .....